Customização de alto nível Dolibarr

Prezados, possuo grande experiência na customização do Dolibarr, extraordinária aplicação GPL.
Sou Administrador de Empresas, com pós em Gestão de TI, acredito que esta ferramenta pode alavancar o processo de controle das empresas.
Sou desenvolvedor PHP e Mysql há mais de 15 anos e confio na estrutura de segurança e acessibilidade do Dolibarr, permitindo customização e integrações.
Trabalhos realizados:
Implementação de Módulo de Correio Eletrônico, principais melhorias:
* Customização da segurança e capacidade;
* Integração com orçamentos, pedidos e faturas (Mensagens ficam vinculadas aos orçamentos, permitindo rastreamento, sem necessidade de impressão)
* Abertura de Orçamento à partir de uma mensagem;
* Gerenciamento de pastas de armazenamento de mensagens;
* Melhorias na apresentação e controle das mensagens;
Implementação de controle de taxas:
* Dolibarr gerencia taxas em valores percentuais, no caso foi implementado o controle por valores)
* Alteração de todos os documentos e interfaces;
Integração com Woocommerce, principais melhorias:
* Um cliente faz um pedido no site e um orçamento / pedido é aberto no Dolibarr;
* Um representante de uma empresa no Dolibarr se cadastra no Wordpress e todos os pedidos são vinculados à empresa no Dolibarr, com descontos e taxas vinculados;
Implementação de Faturas Automáticas de Fornecedores, principais melhorias:
* Customização imortante para empresas que são representantes de outras empresas, à partir do pagamento das faturas, as faturas de fornecedores são geradas automaticamente, à partir das contas bancárias dos pagamentos realizados, dessa forma o sistema “fecha” o ciclo financeiro, facilitando o controle.
Implementação de agenda de serviços:
* À partir do pagamento, os serviços são listados nas agendas, conforme as datas de início e fim planejadas;
Implementação de relatórios cutomizados:
* Relatórios por cliente, fornecedor, vendedor e cruzamentos;

Ofereço meus serviços de consultoria para grandes projetos.
Posso ajudar também com orientações gerais de projeto e de sistema;

Abraços e boa sorte;
Paulo Oliveira

Ofereço meus serviços de consultoria para grandes projetos.
Posso ajudar também com orientações gerais de projeto e de sistema;

Abraços e boa sorte;
Paulo Oliveira

Paulo, necessito orçar as seguintes alterações:
Preciso modificar a relação de pedidos de compra com projetos que hoje é 1 pedido para cada projeto, queria alterar para cada linha do pedido eu tivesse a opção de escolher para qual projeto é cada item. Eu adicionei uma extrafield para selecionar porem preciso das seguintes alterações abaixo:

1- Selecionar Projeto em uma linha de Orçamento de Fornecedor (Já fiz porém quando gero o Pedido de Compras ele não sobe junto essa extrafield).
2- Alterar o arquivo PDF do Pedido de compras (Eu ja criei na parte de Orçamentos de Fornecedores porém não tem nativo do Dolibarr na parte de Pedidos de Compra)
3- Incluir na Visão Geral do Projeto, a listagem dos itens que foram relacionados.
4- Incluir o campo IPI em % e calcular na tela e mostrar na impressão tambem.
5- Parcelamento de Faturas.
6- Listagem de contas a pagar e receber no módulo Financeiro.

Grato.

Boa tarde, Paulo

Deixa seu contato, tenho interesse em melhorias no Dolibarr

Olá, tenho interesse em contratá-lo para adaptar algumas funções no meu Dolibarr.

Agradeço desde já o retorno de seu contato.

Tenho interesse, se puder entrar em contato
ecblank@gmail.com

Olá, pode me enviar um email paulorcdo@gmail.com

Olá, desculpe a demora, vamos ver se te ajudo:
1- Tem que criar o mesmo extrafield nos orcamentos, pedidos e faturas, daí ele segue o fluxo;
2- O template tem que ser editado conforme a necessidade, pura programação.
3- Talvez se colocar o mesmo extrafield criado nos orçamentos como no item 1 ele apresente(não tenho certeza);
4- Os impostos são cadastrados e configurados no menu configuração>Dicionários>Taxas de VAT ou imposto sobre vendas de moeda
5-Não sei se entendí, mas as faturas são divididas em frações de pagamentos que são controlados pelas contas bancárias, seria isso???
6- O módulo de contabilidade possui alguns relatórios , mas não são detalhados, precisa de programação, já criei alguns relatórios de cruzamentos de informações do tipo Compras e Vendas por Agente, por cliente, por fornecedor, por produto, etc.
Qq coisa manda mail paulorcdo@gmail.com

Olá, Queria a opinião de alguém que já utiliza o sistema e tem experiência em desenvolvimento para esclarecer algumas dúvidas e se possível sinalizar alguns caminhos para abreviar a minha curva de entendimento do sistema.

Nossa particularidade no fluxo de trabalho é basicamente em serviços:

Receber RFP -> Analisar a RFP -> Criar um Projeto e relacionar tarefas e prazos -> Analisar Escopo -> Elaborar Prop Técnica (relacionar materiais, estimar serviços, planejar os prazos - ganth) -> Enviar Listagem de Materiais e Serviços para Simples Orçamento aos fornecedores -> Receber Orçamentos -> Consolidar os Custos -> Elab. Prop. Comercial -> Enviar para Cliente propostas Comercial e Técnica em separado -> Acompanhar Desdobramentos… se ganhador: Enviar cotação para compra dos materiais aos fornecedores -> Analisar mão de obra disponível -> RH Contrata se necessário -> Criar ordens de fabricação de partes para oficina -> Execução -> Envio de partes fabricadas para o cliente -> montagem final no cliente.

Os demais ocorrem do mesmo modo que qualquer empresa digo sobre: controle de estoques, recebimento de material, devolução de materiais (divergentes em qtde e/ou tipo), contabilidade e financeiro.

Já fiz os cadastros no sistema (usuários, plano de contas, impostos - Simples Nacional -, entre outros), no entanto tenho algumas dúvidas como:

  • O cadastro de Empregado faz a gestão de Salários com emissão de pagamentos automáticos (vi que tem como cadastrar os valores, mas não consegui ainda fazer virar);
  • De um modo geral o ERP consegue enviar lembretes automáticos em relação aos vencimentos das tarefas para os usuários;
  • Como é feita a requisição de materiais e o recebimento de um pedido de compra no almoxarifado, bem como o controle de divergências quando a necessidade de recebimento parcial, quantidade a maior ou material errado (devolução ao fornecedor);
  • É possível fazer uma customização de menus adequados as áreas que tem na empresa (p.e. consolidar os menus Comercial e Produtos e Serviços em Suprimentos;
  • Dar acesso para um usuário ou grupo (p.e.: Suprimentos) somente aos cadastros de Fornecedores/ Estoques e de igual modo acesso ao grupo Comercial somente ao cadastro de Clientes;
  • Sendo possível, como implantar um MDE para rastreio de notas fiscais emitidas por fornecedores;
  • Como implantar a NFe, e se também valeria a pena.
  • Se há como integrar o cadastro do ERP a busca de dados automáticos p.e. no Sintegra;

Ainda estou buscando adaptar a utilização ao fluxo de trabalho.

Veja se consigo te ajudar:

  1. O cadastro de Empregado - As faturas podem ser cadastradas como recorrentes. Os pagamentos diversos e salários não são tratados como fatura. Então não identifiquei até a versão 11.0.1 nenhuma maneira de criar recorrência(pagamento automático).

  2. lembretes automáticos das tarefas - Os lembretes automáticos são enviados por email e devem ser configurados e testados com o Módulo Cron (tarefas agendadas) Ativo e funcionando e também com as tarefas ativadas nas “ferramentas administrativas”.

  3. requisição de materiais - O sistema permite o controle de estoques em diferentes armazéns e as movimentações podem ocorrer entre armazéns ou entre operações de compras, vendas e ajustes. Os Armazéns e os estoques dos produtos são localizados na aba Produtos.
    necessidade de recebimento parcial - Os recebimentos são controlados no Módulo Comercial “Ordens de Compra”. Ao criar a OC, no final você deve “Enviar o Pedido”. Após enviar o pedido, aparecem 2 botões, “Classificar o Pedido” e “Receber Itens”. Nestes formulários encontram-se todos os controles.

  4. Customização de menus - Não conheço nenhum módulo que faça isso.

  5. Dar acesso para um usuário - Sim, facilmente. O controle de acessos e funções permitidas estão disponíveis na aba “permissões” nos usuários ou grupos

  6. Não sei o que é MDE, o sistema possui GED Gestão Eletrônica de Documentos, que podem ser vinculados aos objetos do sistema

  7. Existiu um módulo que tinha esse objetivo, porém como muda muito, não aconselho criar um módulo para isso, o ideal seria usar/criar um módulo que interaja com um serviço de NFE, já existem muitos e são relativamente baratos e evitam grandes esforços.

  8. Depende do nível de integração q se deseja. O sistema possui módulos de API REST/SOAP que permite integrações XML e json. Isso significa que é possível, mas tudo depende do escopo.

Abraço;
Paulo Oliveira

Hi,

This is the english forum.

For Portuguese/Bresilian : https://www.dolibarr.pt/

1 Like

Olá eu tenho clientes interessados no Dolibarr , porém preciso de alguém com conhecimento para criar modulos ou modifica-los

Pode me ligar se desejar 51999956308