Grupo de Usuários Dolibarr Brasil

Prezados, como não existe um ambiente específico para discutirmos sobre os temas específicos do Brasil, proponho que organizemos um grupo aqui ou no facebook ou whatsapp para mantermos contato.

Eu estou finalizando um módulo de Plano de Contas Brasileiro, com DRE dinâmico e todas as configurações já vinculadas, outro módulo que estou terminando é a geração do QRcode do PIX de pagamento nas faturas de clientes e uma série de melhorias para clientes brasileiros. Se desejarem entrar em contato, meu whatsapp é +55 51 999956308, meu email paulorcdo@gmail.com. Eu possuo 3 módulos publicados: customizeforms, categorizeall e customize interface.

Sou formado em Administração pela UFRGS e possuo pós em Gestão de TI pela Estácio, além de mais de 10 anos de experiência em gestão de TI… Atualmente me dedico a consultorias e a criar módulos para o Dolibarr como ferramenta por ser um dos poucos que realmente é Open Source e atende plenamente as necessidades de gestão, além de ser uma ferramenta dinâmica, segura e de simples implementação. Escolhi a TI como profissão porque acompanhei toda a trajetória da informática na evolução da gestão das empresas. Escolhi o Dolibarr para contribuir como projeto pessoal, pois se trata de um sistema robusto, seguro e simples permitindo que muitas empresas possam se beneficiar, gerar renda, manter o controle das informações e crescimento da gestão da informação.

O que podemos fazer como grupo para manter o foco no fórum aqui é abrir as dúvidas e discussões sempre à partir deste tópico, para facilitar quem procura ajuda sobre a versão brasileira…

Por favor, se for possível, sempre traduza para o idioma inglês para permitir pesquisa e ampliar os problemas e soluções do Brasil na comunidade internacional.

##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### ##### #####

*Dear all, as there is no specific environment for us to discuss specific topics in Brazil, I propose that we organize a group here or on facebook or whatsapp to keep in touch. I’m finishing a Brazilian Chart of Accounts module, with dynamic DRE and all the settings already linked, another module I’m finishing is the generation of the PIX QRcode for payment on customer invoices and a series of improvements for Brazilian customers. If you want to get in touch, my whatsapp is +55 51 999956308, my email is paulorcdo@gmail.com. I have 3 published modules: customizeforms, categorizeall and customize interface. I have a degree in Business Administration from UFRGS and a postgraduate degree in IT Management from Estácio, in addition to more than 10 years of experience in IT management… Currently I dedicate myself to consulting and creating modules for Dolibarr as a tool because it is one of the few is Open Source and fully meets management needs, in addition to being a dynamic, safe and simple to implement tool.
What we can do as a group to keep the focus on the forum here is to open doubts and discussions always from this topic, to make it easier for those looking for help about the Brazilian version…

Please, if possible, always translate into English to allow research and expand Brazil’s problems and solutions in the international community.

5 Likes

Boas, Sr Paulo, não tenho encontrado muitos brasileiros atuando no Dolibaar, ou estou enganado? Vc consegue me informar se já existe módulo trabalhando com tributos brasileiros, NFe4.0, SAT etc… Estou pensando em implantar o Dolibaar em algumas lojas de varejo em S.P. mas tenho receio de ficar muito custoso do desenvolvimento do modulo tributário.
Chegaram a criar algum grupo? …

Olá amigo, existe muita gente usando sim, toda semana tem pessoas com dúvidas e com projetos adiantados até. Eu tenho um módulo de plano de contas de acordo com a receita federal e DRE dinâmico, e outro de geração de QRcode PIX nas faturas só não publiquei ainda pois demanda um suporte específico, não basta instalar… Quanto à NFE e SAT percebí que houve projetos, mas não houve demanda e como dependem de muita mantenção, pq altera muito não vingaram… Sempre oriento a criar um módulo de exportação e utilização de API`s contratadas, já existem várias.

Hello friend, there are a lot of people using it, every week there are people with doubts and even advanced projects. I have a chart of accounts module according to the federal revenue and dynamic DRE, and another for generating PIX QRcode on invoices, I just haven’t published it yet because it demands specific support, it’s not enough to install… As for NFE and SAT, I noticed that there were projects , but there was no demand and as they depend on a lot of maintenance, because many changes did not take place… I always advise you to create an export module and use contracted API`s, there are already several.

Ola todos, eu sinceramente prefiro tudo concentrado por aqui , do que um pouco no Whatsapp ou FB ou outras plataformas.
Um tempo atras eu comencei a fazer um modulo brasil e o codigo esta aqui:

E so o comeco e depis o tempo nao permitiu mais ir pra frente. Em fim, caso alguem queira incorporar os modulos no Dolibarr official eu estou pronto a ajudar.

@paulorcdo poderia informar onde e possivel testar os seus modulos ?

Olá, segue os links:
Customize Forms: Module CustomizeForms - Dolibarr ERP CRM Wiki
Categorize All: Module CategorizeAll - Dolibarr ERP CRM Wiki
Customize Interface: Module CustomizeInterface - Dolibarr ERP CRM Wiki
Lá tem os links dos demos

Hi, here are the links:
Customize Forms: Module CustomizeForms - Dolibarr ERP CRM Wiki
Categorize All: Module CategorizeAll - Dolibarr ERP CRM Wiki
Customize Interface: Module CustomizeInterface - Dolibarr ERP CRM Wiki
There are links to the demos.

Os módulos de Plano de Contas e DRE e o módulo PIX ainda não publiquei, mas estão prontos tb

The Chart of Accounts and DRE modules and the PIX module have not yet been published, but they are ready too

1 Like

Sou a favor, não encontro muita resposta no forum, tenho usado por 4 anos em minha empresa o Dolibarr e o grande problema é o suporte técnico, emissão de NFE e modulod econtabilidade, o resto agente se vira.

Bom dia

Estou em Portugal onde o Dolibarr nao é conhecido. Gostava de desenvolver o Dolibarr por Portugal.

Acho que tem interesse para empresas de contrucao.

Olá, módulo de contabilidade avançada eu posso ajudar, mas como a legislação brasileira é muito complexa, não há como criar um padrão unificado, por isso necessita de suporte para instalar dependendo do ramo da empresa e dos impostos embutidos. Emissão de NFE o melhor é preparar o dolibarr e criar um módulo de integração com alguma API paga, existem várias e existe padronização e documentação farta…

Hello, advanced accounting module I can help, but as Brazilian legislation is very complex, there is no way to create a unified standard, so it needs support to install depending on the branch of the company and the built-in taxes. NFE issuance the best thing is to prepare dolibarr and create an integration module with some paid API, there are several and there is standardization and abundant documentation…

são para dividir ou vc os vende?

1 Like

Olá, o PIX estou publicando em breve na dolistore, mas o Plano de Contas (base da Receita Federal) e DRE dinâmico não há como padronizar (escopo muito amplo), pois existem muitas variações nos impostos então vou atender sob demanda. Por exemplo, uma empresa de revenda de mercadorias exige detalhamento diferente do que uma fábrica, um restaurante, uma academia… A incidência de impostos e os detalhamentos financeiros devem ser tratados caso a caso. Da mesma forma, o tamanho da empresa tb altera essa configuração, de modo que para uns um controle simples de aplicação do ICMS já basta para outras exige-se o registro de todas as operações de gastos para o cálculo da incidência dos impostos… Estou criando um ambiente demo e em poucos dias vai dar pra entender o escopo deste módulo. Neste caso pretendo prestar consultoria com a venda da licença (GPL) de uso do módulo embutido.

Segue exemplo do PIX :
FA2202-0001.pdf (84.8 KB)


Segue exemplo do Plano de contas (total de 931 contas)

Segue exemplo do DRE dinâmico:

Segue exemplo do Saldo de Contas:

Segue exemplo das contas vinculadas ao Dolibarr:

Hello, PIX I’m publishing soon on dolistore, but the Chart of Accounts (based on the Federal Revenue Service) and dynamic DRE there is no way to standardize (very wide scope), as there are many variations in taxes so I’ll meet on demand. For example, a merchandise reseller company requires different details than a factory, a restaurant, a gym… Tax incidence and financial details must be dealt with on a case-by-case basis. In the same way, the size of the company also changes this configuration, so that for some, a simple control of ICMS application is enough for others, it is necessary to record all expenditure operations for the calculation of the incidence of taxes… I’m creating a demo environment and in a few days you will understand the scope of this module. In this case I intend to provide consultancy with the sale of the license (GPL) to use the built-in module.

Olá eu utilizo o Dolibarr faz alguns anos e tenho 2 clientes que também utilizam, seria possível desenvolverem um curso sobre como criar módulos, preciso de um modulo de almoxarifado ja tentei fazer mias acabo travando em algum ponto, tenho conhecimento de PHP e MYSQL mias não sou programador profissional, porém acredito que com as ferramentas de criação de módulos que o próprio Dolibarr oferece é possível criar um modulo.

Olá amigo, como o Dolibarr é muito amplo, é difícil criar um curso, mas existe muita documentação de como criar um módulo simples, uma dica é utilizar módulos existentes como exemplo. Você pode comprar um módulo parecido com a sua demanda e adaptar para suas necessidades específicas. Existem módulos gratuitos tb, baixe, instale e veja como adaptar… Existem muitas variações de detalhes, como por exemplo, tabelas do sistema, tabelas próprias, campos extras, Hooks (ganchos), perfis de acesso, menus, tabs, documentos, traduções, escopo , variáveis globais do sistema, segurança, etc… É necessário conhecer o ambiente e a demanda tb. Leva tempo mas é bem simples até pq tem bastante informação disponível.

Hello friend, as Dolibarr is very broad, it is difficult to create a course, but there is a lot of documentation on how to create a simple module, a tip is to use existing modules as an example. You can buy a module similar to your demand and adapt it to your specific needs. There are also free modules, download, install and see how to adapt… There are many variations of details, such as system tables, own tables, extra fields, hooks, access profiles, menus, tabs, documents, translations, scope, global system variables, security, etc… It is necessary to know the environment and the demand tb. It takes time but it’s quite simple because there’s a lot of information available.

1 Like

Olá, pessoal!

Uso o Dolibarr desde 2019 e ele me atende muito bem. Mas realmente falta a parte fiscal para emissão de notas fiscais.

Podíamos investir mais no Dolibarr.

=================================

*Hey guys!

I’ve been using Dolibarr since 2019 and it serves me very well. But it really lacks the fiscal part for issuing invoices.

We could invest more in Dolibarr.*

Olá Victor, eu dei um olhada e existem várias API’s abertas ou que permitem interação de geração da NFE e outras funcionalidades junto à receita, o problema é que existe um custo mensal (em torno de 100 reais por mês) e depende também das variantes de operação e tipo de impostos incidentes nas vendas.


Hello Victor, I took a look and there are several APIs that are open or that allow interaction to generate the NFE and other features along with the revenue, the problem is that there is a monthly cost (around 100 reais per month) and it also depends on the variants of operation and type of taxes levied on sales.

Eu tenho algumas dúvidas, mas realmente não sei onde postar. Quando coloco minhas dúvidas no Forum Geral, muitos não entendem a nossa realidade e acabam respondendo outra coisa que não seja exatamente a necessária.
Se criar um grupo brasileiro, seja onde for, pode contar comigo.

criei um ambiente para termos algo local: https://dolibarr.dev.br/
bora formar uma comunidade brasil do dolibarr?

Muito bom Sr Paulo, vejo que tem bastante conhecimento em Dolibaar, na verdade já havia desistido dele e tinha voltado minha atenção ao Odoo, mas deparei com um mercado bem agressivo em se tratando de Brasil. Voltando ao Dolibaar, preciso mudar o sistema de nossas lojas, e preciso de liberdade para criação de módulos novos. Acabei desistindo devido a parte tributária Brasileira, mas o Sr. comentou sobre APIs, poderia me indicar alguma? Ou até melhor, seria possivel o Sr. me auxiliar nessa implementação?

olá Moacir estou em viagem retorno na segunda e entro em contato contigo.
Paulo